O SMS, com significado da sigla, Short Message Service, em português, Serviço de mensagens curtas, o popular TORPEDO, é um serviço muito usado para troca de mensagens de textos breves que podem ser enviadas ou recebidas através de um aparelho celular ou através de uma plataforma de integração, possibilitando o envio personalizado e ou em grandes quantidades, também personalizada…. Atualmente, a função do SMS tem se estendido para vários setores.
Existem 02 TIPOS:
SHORTCODE
– Envio de SMS de codigo CURTO, qualidade de entrega superior
LONGCODE
– Envio de SMS de números de celulares, este geralmente são enviados por gateways com Chips de GSM, neste caso o envio aparece um número de celular, a entrega pode demorar por ter limitações de hardware e quantidade de chips.
O SMS é uma excelente alternativa quando o foco é manter o relacionamento com o cliente, uma vez que esse é um recurso presente em 100% dos modelos de celulares e ainda apresenta um baixo custo e uma grande visibilidade, seja para grandes ou pequenos anunciantes. Não é a toa que, grande parte das agências europeias de Markting Direto já utiliza o SMS como ferramenta de apoio para o planejamento de suas estratégias, segundo os dados fornecidos pela Fundação Européia de Markting Direto.