Como se dará o suporte Khomp ao legado Elastix e o novo projeto Issabel
Recentemente o open source Elastix teve seu código privatizado em um processo de compra e venda para a empresa 3CX. Essa transação deixou órfãos milhares de usuários que desenvolveram suas soluções de PBX tendo como plataforma base a distribuição gratuita do Asterisk. A Elastix tem mais de 100.000 instalações em todo o mundo e dezenas de milhares de downloads mensais, segundo divulgação da própria empresa.
No cenário Khomp não é diferente: milhares de clientes adquiriram o hardware Khomp para desenvolverem suas aplicações de telefonia baseando-se no código Elastix. Para essa base instalada, a integração que já existe com estrutura Khomp se dará de maneira muito simples.
Anteriormente a instalação do channel realizava-se através da interface do Elastix nos Addons. Atualmente, quem continua utilizando a plataforma do Elastix vai perceber que os Addons não estão mais ativos. Porém a instalação do Channel Driver Khomp pode ser feita executando o pacote de instalação via linha de comando para instalar o driver. O mesmo serve para as atualizações. Todas as funcionalidades pré-existentes da Khomp continuarão à disposição dos usuários.
Novo Issabel para Asterisk e seu uso com o channel Khomp
Outra solução oferecida pela Khomp para esse cenário é a compatibilidade do seu channel com o recém lançado Issabel.
Issabel é o novo projeto baseado em software livre que nasceu como um fork (uma bifurcação) de seu predecessor, com objetivo de dar continuidade às plataformas já instaladas e assim, oferecer uma alternativa à comunidade open source. A Khomp adaptou seu channel driver para ser compatível também com essa nova plataforma de open source. Da mesma maneira como é feito no Elastix, a interface de configuração da Khomp permanece integrada no sistema Issabel, e a instalação pode ser feita executando o pacote de driver.
Além disso, a Khomp está trabalhando em conjunto com a equipe de desenvolvimento do Issabel para disponibilizar nativamente o channel na plataforma. Sendo assim, futuramente os usuários do Issabel já poderão contar com todas as funcionalidades disponíveis quando se utiliza hardware Khomp nativamente no seu PBX Issabel.
Snep Livre: Made in Brazil
O Snep Livre é outra opção para aqueles que desejam usufruir de um PBX IP de código aberto. Desenvolvido em Santa Catarina, sua principal mantenedora, a empresa Opens, mantém uma rede de desenvolvedores e parceiros ativos na evolução do código deste, que também é uma distribuição gráfica do Asterisk.
Neste projeto, o channel da Khomp já foi integrado nativamente, o que facilita muito a sua ativação com os equipamentos da linha EBS (External Board Series), Appliances e demais produtos do portfólio Khomp. Essa integração nativa permite realizar toda a configuração dos equipamentos através de uma interface gráfica simples e intuitiva.
E as demais distribuições?
A Khomp vem trabalhando em parceria com os principais desenvolvedores de soluções de telefonia de código aberto para facilitar a ativação de seu hardware com estes projetos. É importante ressaltar que também para quaisquer outras interfaces gráficas e/ou projetos desenvolvidos, baseados em Asterisk ou FreeSwitch, o código do channel driver Khomp é totalmente integrável.