Media Gateway, equipamento que têm como cerne ser o ponto de encontro entre diferentes redes de transporte de voz e dados

O crescente uso da tecnologia IP para comunicação tornou indispensável interligar os vários tipos de redes existentes com as redes IP. Essa interligação é realizada por media gateway, equipamentos que têm como cerne ser o ponto de encontro entre diferentes redes de transporte de voz e dados. Possuem também um conjunto de outras responsabilidades para que flua a comunicação: adaptação do transporte, operações de conversão entre os protocolos e sinalizações legadas para os novos padrões, compressão e descompressão de pacotes de dados para otimização das redes IP quando necessário e ainda manter seguras as redes envolvidas.

Facilitar o entendimento de todo esse funcionamento e criar ferramentas necessárias para facilitar a implantação e configuração, ampliação de cenários, dia-a-dia da operação, monitoração, manutenção e diagnóstico das soluções baseadas em media gateway são tarefas que a Khomp revisitou, estudou e evoluiu para lançar sua nova linha de media gateway, a linha KMG MS.

Inovando o mercado mundial de media gateway, a Khomp reuniu em um único equipamento todas as interfaces de telefonia, aliado à segurança da informação proporcionada pelo SBC para as redes IP e ainda muitos outros recursos de valor agregado para as soluções de telecom. Conheça alguns:

KEY FEATURES DA LINHA KMG MS

  • INTERFACE WEB: para configuração, monitoração e diagnósticos facilitados;
  • ROUTING SCRIPT: para automatização das funções de roteamento;
  • RTP BRIDGE: para um número maior de chamadas SIP simultâneas;
  • CRIPTOGRAFIA DE DADOS: nos canais VoIP para segurança da rede;
  • SBC FOR ROUTING: todos os recursos avançados de roteamento de chamadas SIP – SIP;
  • KMG ANALYTICS: classificador de chamadas da Khomp para garantir a efetividade das chamadas produtivas do call center
  • STAND-ALONE SURVIVABILITY (SAS): modo de sobrevivência em caso de falha no PABX;
  • HIGH AVAILABILITY (HA): alta disponibilidade com equipamento redundante, que assume o processamento das chamadas do gateway em caso de falha, preservando todas as configurações;
  • SUPORTE A SS7, ISUP E SIGTRAN: para interconexão no core das operadoras;
  • REGISTER AUTHORIZATION: para autorização prévia das solicitações de registro de telefones IP externos;
  • KMG MONITOR: um SAAS para monitoração interativa e análise de dados em tempo real;
  • KSMS SYSTEM: um SAAS para campanhas de SMS com todas as estatísticas para sua análise.

ESCALABILIDADE

Os media gateway da linha KMG MS foram projetados em módulos para que a solução, além de robusta, seja flexível e plenamente escalável: as interfaces de telefonia E1, GSM 2G e 3G, FXO, FXS são adicionadas através de módulos externos, permitindo a expansão gradual da operação.

A linha conta com 5 modelos para atender às diferentes demandas de chamadas simultâneas, de acordo com o tamanho da operação. O KMG 200 MS foi desenvolvido para aplicações no mercado corporativo, call centers de pequeno porte ou para uso em operadoras e provedores que buscam a integração das redes TDM e redes NGN. Pode vir com 1 ou 2 links E1 instalados no próprio gabinete, além de 2 módulos externos adicionais, somando um total de 60 canais e mais 60 SIP SBC com conversão de codecs, ou 240 SIP SBC em modo Bridge.

O modelo KMG 400 MS por sua vez possui capacidade para completar o dobro de chamadas simultâneas do modelo anterior. Possui, no chassi base, 3 slots para combinação de até 3 interfaces de telefonia adicionais e capacidade de expansão para mais 2 módulos externos, para alcance da capacidade total de 120 canais.

O modelo KMG 3200 MS é o mais robusto da linha: possui alta densidade com alta disponibilidade de até 32 E1 ou 960 canais entre E1, GSM, FXO e/ou FXS, e até 300 chamadas SIP SBC com transcoding. É o modelo ideal para call centers robustos que necessitam de gerenciamento completo da operação de telefonia, agregando recursos avançados. Operando somente com chamadas SIP – SIP, suporta até 750 chamadas com transcoding ou até 2.010 chamadas em modo Bridge.

Performance voltada para as chamadas SIP – SIP

Outros dois modelos que completam a linha são o KMG SBC 90 e KMG SBC 750. Ambos possuem sua performance voltada para as chamadas SIP – SIP e foram desenvolvidos para empresas de call center que trabalham com conexão SIP nos agentes e operadoras VoIP. O gateway KMG SBC 90 para baixa densidade suporta até 300 chamadas SIP ou até 90 com transcoding. Já o KMG SBC 750 para alta densidade suporta até 2.010 chamadas SIP em modo Bridge ou até 750 com transcoding.

Todas as chamadas são processadas simultaneamente nos gateways, contando com a robustez de um hardware projetado com uma arquitetura extremamente eficiente, o que propicia às soluções baseadas em tecnologia Khomp uma performance reconhecidamente superior. Todos os modelos contam ainda com integração SNMP, que permite a manutenção remota do equipamento se necessário, provisionamento para exportação e importação de configurações via interface web, geração de CDR personalizáveis que podem ser exportados para planejamento de tarifação, controle de acesso à interface web com diferentes níveis por usuário, entre muitos outros recursos.