A computação em nuvem, também conhecida como cloud computing, tem abarcado vários segmentos, transformando mercados a respeito dos quais não imaginaríamos uma mudança conceitual e prática do seu funcionamento. Uma dessas áreas que vêm sofrendo grandes transformações pela cloud computing é o segmento de telefonia. Veja a seguir o que é, como funciona e as vantagens de utilizar o serviço de telefonia em nuvem.

O que é telefonia em nuvem?

Quando falamos de telefonia em nuvem estamos falando em fazer e receber ligações por meio da internet. Esta tecnologia também é conhecida como telefonia VoIP (voz sobre IP) ou telefonia IP, ou seja, a transmissão e recebimento da voz ocorre por meios digitais, através de IP (Internet Protocol).

Como funciona a telefonia em nuvem?

O funcionamento da telefonia em nuvem é relativamente simples. A voz é convertida em sinal digital, ou seja, convertida em dados e, que por sua vez, é transmitida e recebida por meio da internet. Não há como transmitir sinal analógico na tecnologia VoIP. Há três meios de fazer e receber ligações por meio da nuvem. Veja a seguir:

  1. Utilizando um telefone analógico convencional e um ATA – para quem já tem um telefone analógico e deseja utilizá-lo para realizar suas chamadas por VoIP, basta conectá-lo a um ATA (Adaptador de Telefone Analógico). Este adaptador converterá o sinal analógico em digital, possibilitando a transmissão da ligação pela internet.
  2. Utilizando um telefone IP – o aparelho telefônico IP é um aparelho desenvolvido especificamente para ser utilizado nos serviços VoIP. O aparelho é ligado diretamente ao modem de internet, roteador ou switch, que já faz a transmissão do sinal digital pela nuvem (internet). A voipmundo (www.voipmundotelecom.com.br) oferece aparelho telefônico IP sem custo (por comodato) para seus clientes.
  3. Utilizando um Softphone – um softphone é um software que permite fazer e receber ligações pela internet, utilizando seu número VoIP. Este é um método muito utilizado devido a sua facilidade, comodidade e ser multiplataforma. Você pode instalar o software no seu computador, tablet ou smartphone. A voipmundo (www.voipmundotelecom.com.br) tem um aplicativo VoIP que funciona em computadores e smartphones com sistemas operacionais Windows Phone, Android, iOS, Symbian e BlackBerry.

Uso da telefonia em nuvem nas empresas

A utilização de VoIP nas empresas têm crescido muito nos últimos anos, por ser uma solução completa para as necessidades empresariais, redução dos custos, requer menos instalações de equipamentos, possibilidade de uso de PABX Virtual com gerenciamento inteligente de vários ramais.

Quais são as vantagens da telefonia em nuvem?

A tecnologia avança dia após dia e são inúmeras as vantagens que ela proporciona, tanto para as pessoas quanto para as empresas. A situação não é diferente quando o assunto é VoIP. Veja algumas vantagens proporcionadas pela telefonia em nuvem.

Mobilidade

Seja uma pessoa, um pequeno empresário ou o executivo de uma grande empresa, uma hora todos nós precisamos realizar alguma viagem, seja a passeio ou a trabalho. Quando a viagem é internacional ficamos meio que incomunicáveis, pois, levarmos o nosso número em roaming é algo muito caro. Porém, se você tem um número VoIP isso é algo simples e bem em conta. Basta uma conexão de internet no seu dispositivo e você continuará a utilizar o seu número do dia a dia. Isto é mobilidade e, melhor ainda, mobilidade com baixo custo.

Custos mais baixos

As chamadas realizadas por serviços de VoIP costumam ser mais em conta, dado que, as tarifas cobradas nesses serviços são mais baixas do que o cobrado pelas empresas de telefonia convencionais. Muitas empresas de VoIP oferecem outras promoções e condições especiais de planos e tarifas.

Simplicidade de implantação

Implantar o sistema de telefonia em nuvem é muito simples e rápido. Se você pretende utilizar o serviço em seu smartphone, basta um cadastro e instalar o aplicativo, sem a necessidade de compra de chip de operadora, sem burocracia e custos adicionais. A mesma facilidade vale quando deseja utilizar o serviço de telefonia VoIP no computador, bastando apenas instalar o software e começar a usar. Para uso residencial, a instalação do equipamento é simples e não requer conhecimento específico, o que faz desta opção uma grande solução.

Melhor qualidade

Por ser uma tecnologia digital, a qualidade das chamadas é superior às que são realizadas pela estrutura convencional de telefonia. A tecnologia VoIP permite maior clareza e mais estabilidade nas ligações.

Menor gasto com infraestrutura

A tecnologia VoIP é mais avançada e, com isso, a necessidade de instalações de equipamentos adicionais é reduzida, principalmente, quando falamos da realidade do ambiente corporativo. Os gastos nas empresas com instalações de telefonia são altíssimos, pois, são utilizadas centrais telefônicas, PABX, DG (Distribuidor Geral) e demais equipamentos. Com a telefonia na nuvem, pode ser utilizado o próprio computador do usuário, bastando apenas ter uma conexão de internet e, ainda oferece a comodidade da possibilidade de uso de um headset, o que torna o trabalho mais confortável e ergonômico.

Resumindo

A telefonia em nuvem ou VoIP é o futuro da telefonia e telecomunicação, tanto residencial quanto empresarial. Com um custo reduzido quando comparado com os sistemas tradicionais de telefonia a tecnologia de voz sobre IP só tem vantagens. As possibilidades de uso são diversas e sua mobilidade é um dos grandes diferenciais; poder viajar para qualquer parte do mundo e levar o seu número, sem gastos adicionais de roaming é algo que traz muitos benefícios.

Para o ambiente corporativo, o uso de telefonia em nuvem traz grandes diferenciais, tanto para a empresa, quanto para os seus clientes. A utilização de telefonia em nuvem permite que os colaboradores façam e recebam ligações nos mais diversos dispositivos, dado que o VoIP é multiplataforma. A possibilidade de uso de um PABX virtual é outro grande diferencial, pois, além da excelente qualidade e flexibilidade, permite melhor aproveitamento do espaço, pelo simples fato de não precisar de instalações de equipamentos adicionais; a redução dos custos de manutenção de equipamentos é outro diferencial, porque a central PABX é uma plataforma localizada na nuvem. A possibilidade de expansão de ramais é rápida e atende todo tipo de empresa, independente do seu tamanho ou segmento.

Entre em contato conosco e conheça os nossos planos!