Se você atua no mundo empresarial, certamente já deve ter ouvido falar no termo PABX. A sigla para Private Automatic Branch Exchange significa, em português, algo como “troca privada automática de ramais”.
Empresas com vários telefones e ramais, que dependem de uma boa comunicação telefônica para conseguir operar de forma eficiente, usam o PABX há décadas. Mas a associação do PABX com a internet está permitindo que esta ferramenta fique ainda mais eficiente e, o melhor de tudo: custando muito, muito menos! Preparamos um guia para solucionar dúvidas e mostrar como funciona o PABX Virtual em sua companhia. Confira a seguir!
O que é o PABX Virtual?
Através do PABX Virtual, a sua empresa poderá ter centenas de ramais telefônicos usando apenas uma conexão de internet. Isso mesmo!
Não é necessário usar uma linha telefônica, e a capacidade de transmissão de dados nos ramais é muito maior do que em uma central PABX convencional, que usa a tecnologia tradicional do fio de telefone. Além disso, os usuários poderão contar com outros recursos que irão permitir muito mais eficiência durante o trabalho.
O PABX Virtual funciona através de VOIP (Voice Over Internet Protocol), ou Voz sobre protocolo de internet. Diferentemente da telefonia convencional, que transforma a voz em pulsos magnéticos transmitidos pelos fios, o VOIP converte todo o som em dados eletrônicos, bytes, que ocupam menos espaço e permitem uma transmissão mais rápida e eficiente.
Outra vantagem do PABX Virtual é que ele, por funcionar pela internet, é mundial. É possível se comunicar com outros dispositivos eletrônicos na internet, ou até mesmo com telefones convencionais com taxas bem reduzidas em relação ao preço que seria praticado por uma empresa telefônica tradicional.
Empresas que usam PABX convencional precisam ter um aparelho de telefone para cada ramal da companhia. Imagina uma organização com mais de mil funcionários, cada um com um telefone que custa, pelo menos R$ 100 cada. No PABX virtual, a sua empresa precisará apenas dos computadores dos funcionários usando um software.
No VOIP, outra vantagem muito importante para sua empresa são os custos. Não será necessário pagar por cada ramal que seus funcionários utilizam, pois é cobrada apenas uma taxa mensal, com ramais ilimitados. Com toda essa economia, o empreendimento pode economizar com o dinheiro do PABX para investir em outros ativos com importância estratégica no mercado.
Os discadores e softwares utilizados pelo PABX virtual permitem que as funções do sistema sejam muito mais eficientes, como a distribuição das ligações, por exemplo, e a grande disponibilidade de números, que permite estabilidade e robustez à operação do PABX virtual da companhia.
Além disso, o PABX Virtual também permite mobilidade e acesso remoto, não obrigando os funcionários a usar o sistema necessariamente apenas dentro da empresa, caso seja necessário o home office.
O PABX Virtual permite que até mesmo pequenas e médias empresas possam ter acesso a um sistema de ramais sofisticado e eficaz. Não deixe de investir!
Agora que você já aprendeu sobre o PABX Virtual, que tal conhecer alguns planos que utilizam essa tecnologia e podem ajudar a alavancar a sua empresa?
Leia – O impacto do PABX virtual nos negócios
Acesse o nosso site e confira: https://www.pabxvoip.com.br/